CASE
Sistema inteligente de definição de preços para maximizar o lucro
Nesse projeto estimamos o preço ideal de cada produto em diferentes estabelecimentos utilizando métodos de otimização e modelagem estatística.
Uma empresa vendia seus produtos em vários estados do Brasil e em cada lugar precisava estabelecer um preço diferente, já que o custo para colocar o produto no mercado variava de acordo com a cidade.
A demanda do cliente era por um sistema que pudesse determinar o preço de vários produtos em diferentes lojas espalhadas pelo país com rapidez e eficiência. A definição dos preços era um trabalho exaustivo, que ocupava muito tempo e não tinha a precisão necessária para maximizar os lucros.
Partindo dos dados sobre preço e volume vendido, usamos métodos de otimização e modelagem estatística para estimar o preço ideal de cada produto em cada estabelecimento.
A partir de modelos estatísticos robustos que estabelecem a relação entre volume de venda e preço, apresentados por meio de um dashboard de simples navegação, foi possível encontrar os melhores preços dos produtos para cada estabelecimento.
Com isso o processo de precificação, além de simplificado, foi otimizado.