Trabalhando com pesquisa científica você pode ser deparar com uma quantidade muito grande de dados que precisam de uma análise atenta para fornecer resultados valiosos. Porém, como conseguir extrair esses resultados e agregar valor à sua pesquisa sem ter um conhecimento aprofundado de estatística?

Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento com essa mesma demanda têm contratado cada vez mais os serviços de consultoria em estatística. Contudo, uma dúvida bastante comum é como contratar uma consultoria estatística capaz de atender todas as demandas da pesquisa?

Para solucionar essa e outras dúvidas, preparamos este artigo listando alguns aspectos importantes para se ter em conta ao contratar uma consultoria estatística para produção científica. Continue lendo e saiba mais!

Aspectos importantes de ter em conta ao contratar uma consultoria estatística

1. Defina seus objetivos

Quanto melhor você delinear os objetivos da pesquisa, mais precisa será a avaliação do consultor em relação às análises que devem ser feitas. E isso é importante porque saber o que analisar poupa tempo do consultor e, consequentemente, pode reduzir os custos do serviço.

Com os objetivos precisos da pesquisa em mãos, o consultor incluirá na proposta apenas as análises que irão atender de forma precisa as necessidades do seu projeto.

2. Fique atento à sua base de dados

Você não precisa se preocupar com a base de dados quando contrata uma consultoria estatística desde a fase de planejamento do seu projeto de pesquisa. Neste caso, o serviço abrange o delineamento amostral, a elaboração do instrumento de coleta de dados, além da própria coleta e organização da base de dados.

No entanto, caso a contratação seja exclusivamente para a etapa de análise, é importante apresentar para o consultor a base de dados que será analisada. Assim ele poderá visualizar as características das variáveis e propor as melhores metodologias de análise para o conjunto de dados apresentados.

3. Defina um prazo para os serviços

Tenha em mente que quanto menor for o prazo, maior será o custo do trabalho.

A Oper, por exemplo, solicita em média 15 dias corridos para entrega dos resultados. Como atende muitos clientes, cada projeto precisa respeitar o processo de execução dos serviços e isso inclui uma fila que existe para garantir que todos sejam entregues no prazo estabelecido.

Mas e se eu não puder esperar 15 dias para receber o relatório?

Neste caso, dependendo da demanda, poderá ser cobrada uma taxa de urgência correspondente ao esforço extra que será necessário para garantir a qualidade da análise sem prejudicar a fila de projetos.

4. Pesquise sobre as empresas

A contratação de serviços especializados, como o de consultoria estatística, precisa ser feita com cuidado para ter a certeza de que irá receber um serviço de qualidade.

É importante verificar se a empresa contratada é registrada no respectivo conselho regional de estatística. O registro garante a sua capacidade para a realização do serviço.

Além disso, é importante pesquisar se a empresa respeita os prazos contratados e se oferece um bom serviço no pós-venda. Verifique se depois da entrega dos resultados você poderá contar com suporte para esclarecimento de dúvidas ou ajustes necessários.

Alguns periódicos científicos só publicam artigos depois de certo tempo da defesa da tese e pedem uma formatação específica de gráficos e tabelas. Se o contrato com o a empresa não oferecer nenhum suporte você será o responsável por colocar todos esses detalhes em ordem para a publicação.

Para atender essa demanda, a Oper passou a oferecer para seus clientes pacotes de serviços com suporte por tempo indeterminado. Dessa forma, os clientes que contratam esse pacote podem pedir as alterações que faltam para se adequar às normas estabelecidas pelo periódico.  

5. Procure indicações ou referências

Procure por indicação de professores e colegas da área. Caso não tenha, procure conhecer quem foram os clientes atendidos pela empresa, pois isso poderá demonstrar sua experiência e credibilidade.

Também tente verificar a disponibilidade da empresa em atender suas solicitações. Afinal, ninguém gostaria de contratar um serviço e depois não conseguir entrar em contato com a empresa contratada.

6. Alinhe suas expectativas

Verifique a possibilidade de realizar reuniões presenciais ou por vídeo conferência para esclarecimento de dúvidas sobre a contratação.

Sempre que possível, solicite a demonstração de projetos já entregues pela empresa para que você tenha uma ideia do que irá receber e alinhar as suas expectativas.

7. Verifique a flexibilidade para o pagamento

Procure saber, dentre as empresas pesquisadas, quais são as formas de pagamento disponibilizadas. Afinal, a flexibilidade de pagamento poderá ser um importante fator de decisão ou até mesmo viabilizar a contratação dos serviços.

8. Estude e aprenda

O fato de contratar uma consultoria não exime o pesquisador da responsabilidade de conhecer e saber defender as técnicas utilizadas para a análise dos dados. Pesquise, estude e anote suas dúvidas para aproveitar ao máximo o auxílio da consultoria contratada.

Dessa forma, você fará melhor uso das análises e se sentirá seguro quando for defender sua dissertação ou tese diante de uma banca avaliadora.

9. Faça uma análise crítica o quanto antes

Não deixe para a última hora a leitura e o estudo do relatório entregue pela consultoria estatística. Faça bom uso do tempo e procure debater com seu orientador ou colegas os resultados das análises. Assim, você terá mais tempo para solicitar ao consultor que inclua alguma outra análise ou que faça qualquer ajuste se necessário.


Agora que você já sabe o que deve ter em conta ao contratar serviços de consultoria estatística, conheça os diferenciais da Oper:

  • Experiência: A empresa presta serviços de consultoria estatística para produção científica há mais de 10 anos e já entregou mais de 1.200 relatórios estatísticos para pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento;
  • Credibilidade: Registrada no Conselho Regional de Estatística, garante a entrega dos relatórios no prazo e com qualidade garantida, já atestada por seus clientes;
  • Flexibilidade para pagamento: Além de descontos para pagamentos à vista oferece pagamento parcelado no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros;
  • Conforto: Conta com um escritório amplo e localizado em uma das melhores regiões de Belo Horizonte para atendimento aos clientes;
  • Suporte por tempo indeterminado: Mesmo após a entrega dos resultados, o cliente conta com suporte para esclarecimento de dúvidas e modificações no relatório entregue;
  • Rapidez no atendimento: As solicitações são sempre atendidas com a presteza de quem se preocupa com a satisfação do cliente;
  • Solução para o seu problema: A Oper conta com uma equipe experiente e criativa, capaz de resolver os mais diversos problemas.

Entre em contato caso tenha qualquer dúvida sobre a contratação dos serviços prestados pela Oper. E não deixe de se inscrever em nosso blog para receber artigos, dicas e novidades sobre estatística em seu e-mail.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar dessa discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *