A prova de conceito (tradução do termo proof of concept – PoC) é um produto minimamente viável, um protótipo, elaborado para a validação de uma ideia. E, no nosso caso, é um protótipo de produto de dados

Quando os produtos de dados são desenvolvidos exclusivamente para atender as necessidades de um negócio, eles precisam ser validados pelo cliente antes da implementação. E o melhor jeito de fazer essa validação é através de uma prova de conceito. 

Assim o cliente já pode usar as funcionalidades do produto de dados, entender seu funcionamento e validar se o conceito está aprovado. Esse escopo também desempenha um papel importante para quem desenvolve o produto: quando a PoC é validada pelo cliente, as alterações durante o processo de implementação são bem menores, já que o foco será nas melhorias e não em alterar os aspectos principais do projeto. 

Então a prova de conceito é um produto de dados?

Sim. Os produtos de dados podem assumir diferentes formas, como dashboards ou sistemas inteligentes e as PoCs, que são protótipos, também variam de acordo com cada projeto.

Mas, independente do projeto, os produtos de dados são ferramentas que permitem um acesso descomplicado às análises de dados e modelos estatísticos desenvolvidos pela nossa equipe para atender às suas demandas específicas. Eles são desenvolvidos para ter fácil assimilação e aumentar o engajamento da equipe com a ferramenta, promovendo o pensamento orientado a dados na cultura da empresa. 

A diferença é que as provas de conceito são desenvolvidas com uma amostra do banco de dados sem atualização automática e integração ao banco de dados. É toda a capacidade da ciência de dados aplicada a um único conjunto de dados. 

Como funciona a prova de conceito? 

interface de um produto de dados e da prova de conceito

A PoC é construída a partir de uma “foto dos dados”, uma amostra retirada do banco de dados e que ajuda a responder perguntas dos clientes. Por ser um protótipo, ele é estático, não se atualiza sozinho. A integração com o sistema e a automatização podem vir depois.

Após receber a prova de conceito, nossos clientes podem escolher entre fazer novas perguntas com outros dados, ou implementar esse produto. Assim as ferramentas são atualizadas automaticamente e é possível acompanhar essas métricas, análises e modelos constantemente. 

A implementação da prova de conceito pode ser feita com um escopo fechado ou aberto. O escopo fechado é apenas a implementação, junto ao banco de dados do cliente, de todas as funcionalidades que entregamos na prova de conceito. Já o escopo aberto permite um acompanhamento contínuo para realizar modificações e responder novas perguntas, criando novas visões e análises.  

Quais as vantagens?

A vantagem de contratar a PoC é que o cliente pode testar a ideia, experimentar o valor do produto e, no futuro, escolher entre implementar no sistema da empresa ou não.

Em vez de fechar um projeto completo e com tempo maior de desenvolvimento, o cliente pode comprar um produto menor, de baixo custo e que é entregue mais rápido. O trabalho com dados realizado na PoC é o mesmo, porém, as análises não são automatizadas. Assim, podem ser concluídas com rapidez, permitindo que os clientes vejam como funcionará o produto de dados na prática. 

Quando a análise de dados faz parte dos processos internos da empresa, ela dá mais um passo na direção de uma cultura data driven. 

Quais as desvantagens?

Como a prova de conceito não se integra aos sistemas, ela não é atualizada automaticamente com a entrada de novas informações na empresa. Então é ótima para avaliar um período específico no passado, mas não serve para acompanhamentos contínuos e diários.

Como a automação das análises e integração ao sistema do cliente é o que geralmente demanda mais tempo no processo de desenvolvimento de um produto de dados, a opção de entregar uma PoC é para que o cliente possa utilizar o produto o mais rápido possível e depois escolher se deseja ou não integrá-lo à empresa. 

Existem outras possibilidades? 

A PoC pode ser uma boa porta de entrada para o mundo dos dados, mas se a sua empresa precisa de desenvolvimento contínuo na área de dados, o ideal é contratar a nossa consultoria em data science ou o modelo de outsourcing. Dessa maneira montamos um time de cientistas de dados para trabalhar com as demandas da sua empresa. 

perguntas de negócio que motivam o trabalho com dados e a busca de insights

Assim, ao longo dos ciclos de análise, nosso time irá desenvolvendo e implementando  diferentes provas de conceitos para atender diferentes necessidades de negócios e a empresa começa a ter cada vez mais ferramentas poderosas para tomada de decisão. 

Para contratar sua prova de conceito basta conversar com um dos nossos consultores. Eles podem auxiliar a definir perguntas de negócios e quais os dados disponíveis para levar a sua empresa para o próximo nível de maturidade em dados. 

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