Depois de 12 anos trabalhando com produção científica e prestando consultoria estatística para pesquisadores, mestrandos e doutorandos, chegamos a um impasse. Com a demanda crescendo muito rápido, decidimos concentrar nossos esforços nas soluções de Data Science e, em 2021, deixamos de atender os trabalhos de produção científica. Mas, o que fazer nessa situação? Como não deixar nossos clientes na mão?

Qual seria a melhor maneira de indicar outros profissionais para que pesquisadores importantes não ficassem sem ajuda? Sabemos o quanto essa consultoria estatística é importante e ajuda muito no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.  

Se não atendemos mais essa demanda, como poderíamos continuar colaborando com a qualidade da produção científica no Brasil? E foi assim que resolvemos apoiar o desenvolvimento do Statplace, uma plataforma criada para conectar os profissionais de estatística com as demandas de produção científica que continuamos recebendo. 

Tela inicial do Statplace

O Statplace

Além de estabelecer o contato entre os pesquisadores e consultores, a plataforma formaliza a comunicação, gerencia a contratação, permite que os consultores acompanhem seus projetos em andamento, e ainda faz a gestão dos pagamentos. 

Assim, tanto os pesquisadores têm a segurança de que irão receber a entrega do serviço contratado quanto os consultores têm a segurança de que irão receber o pagamento pelo seu trabalho. 

Tela do Statplace na aba Minha Conta

Todos os profissionais e empresas cadastradas na plataforma serão avaliadas pelos pesquisadores após as entregas para permitir o acompanhamento da qualidade dos serviços e permitir uma melhor seleção ao contratar os serviços. 

Os consultores

Uma das coisas mais importantes para nós sempre foi o aprendizado contínuo. Estamos constantemente treinando nossos times e compartilhando conhecimento. Por isso, queríamos pessoas que pensassem da mesma forma para receber os clientes que vêm nos procurar.

Tela do Statplace onde os consultores acompanham suas métricas
Tela onde os consultores acompanham suas métricas

Os consultores cadastrados na plataforma têm acesso a um painel de gestão onde podem acessar algumas métricas, acompanhar os pedidos de orçamento e suas vendas, além de preencherem seu perfil informando currículo, experiência, etc.  

Tela em que os consultores acompanham suas vendas
Tela em que os consultores acompanham suas vendas

Os serviços

A estatística está presente em todas as etapas de uma pesquisa científica, desde a definição da amostra e dos métodos de pesquisa até a coleta e análise dos dados. Na plataforma, os clientes poderão solicitar orçamento de serviços em todas essas etapas. 

As entregas serão acordadas entre os pesquisadores e consultores e poderão ser realizadas por meio de relatórios estatísticos detalhados que vão ajudar o pesquisador a entender o que foi feito. Relatórios possibilitam a replicabilidade dos testes e análises estatísticas e auxiliam na hora de apresentar os resultados em bancas de mestrado ou doutorado e submeter os resultados para revistas científicas. 

Com 12 anos de experiência na construção de análises estatísticas para ajudar a gerar conhecimento com o rigor científico, percebemos o Statplace como algo necessário  para a pesquisa no Brasil, dada a escassez de profissionais qualificados. 

Esse é um mercado de nicho de serviços especializados e cada vez mais requisitados. O Statplace nasceu considerando que conectando o conhecimento estatístico com mais pesquisadores estaria contribuindo com a qualidade da produção científica nacional.  

Gráfico do número de estatísticos formados no Brasill e nos EUA

Orçamento

O pesquisador tem duas possibilidades para conseguir os orçamentos para seu projeto de pesquisa. Ele terá a possibilidade de navegar pelos perfis de consultores e escolher aquele para o qual solicitará um orçamento ou poderá informar sua demanda para toda a base de consultores e receber orçamento de todos que tiverem disponibilidade de atendê-lo. 

Tela para a solicitação de orçamento

Objetivos da plataforma

O Statplace foi lançado na última semana ainda em sua versão de testes, mas já com as principais funcionalidades ativas, consultores cadastrados, projetos fechados e um tempo médio de resposta de pedido de orçamento menor que 24 horas.

Esperamos que o Statplace ajude a levar conhecimento estatístico para aqueles que estão a frente do desenvolvimento científico no país.

E para que isso se torne uma realidade, não deixe de divulgá-la para os estatísticos, pós-graduandos e pesquisadores de sua rede, pois quanto mais ela for utilizada, melhor irá contribuir com a produção científica nacional. 

Acesse o site do Statplace e solicite seu orçamento!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar dessa discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *