Em esportes de alto desempenho, pequenas mudanças causam um grande impacto. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado pode ser tão pequena quanto alguns décimos de segundo, e detalhes podem fazer a diferença entre estar no pódio ou fora dele.

A maioria dos esportes conta com o auxílio de diferentes áreas da ciência para melhorar o desempenho dos atletas: desde tecidos tecnológicos e equipamentos mais leves e resistentes até atendimento médico de alta qualidade.

A estatística também passou a ser incorporada às práticas esportivas para monitorar e prever cada passo de um atleta em competição. É por meio dela que os treinadores conseguem escalar atletas, traçar estratégias, tomar decisões durante uma partida e avaliar os adversários. Já se tornou tão importante que é usada em diferentes áreas para beneficiar atletas e entreter a audiência com uma quantidade enorme de dados, previsões e possibilidades.

A estatística está presente nos mais diversos esportes, seja no basebol – que tem um caso tão famoso do uso da estatística que virou até filme, Moneyball, e já indicamos ele aqui no blog – ou no futebol que gerou o 7 a 1 nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como a análise de dados está presente em diferentes esportes e como a sua participação é importante para garantir os melhores resultados possíveis. Seja analisando a movimentação em campo de cada jogador de futebol ou medindo a velocidade do vento em competições de vela, a estatística é um show para os fãs e uma guia para os atletas e treinadores. Continue lendo para saber mais!

Estatística no esporte: Futebol

estatística no esporte futebol

Um dos casos mais interessantes do uso da análise de dados no futebol foi a vitória da seleção alemã na copa de 2014. Depois da vitória histórica contra o Brasil nas semifinais por 7×1, a maior derrota sofrida pela seleção brasileira na história das copas, a equipe deixou sua marca e chamou atenção para o uso da estatística no esporte.

A estatística teve um papel importante na partida, mas, claro, não foi o único fator importante no resultado do jogo. A preparação da equipe em vários outros aspectos também é fundamental. Apenas ter acesso aos dados não muda o jogo, a questão mais importante aqui é saber como usar essas informações em benefício do time.

Uma das empresas líderes nesse quesito é a SAP. Ela entrega soluções de tecnologia da informação para diversos times do mundo todo e foi o sistema utilizado para as análises da seleção da Alemanha na copa. Pouco tempo depois, a SAP lançou um novo produto, o Sports One para análises estatísticas de futebol.

Liverpool - Champions League

A SAP oferece um software que é voltado para os técnicos, coletando e analisando os dados disponíveis em cada partida, nos treinos e em imagens de arquivo para poder mostrar de forma acessível quais as estatísticas de cada jogo, quais os pontos positivos e negativos de cada jogador e o que pode ser usado para melhorar o desempenho do time no esporte.

Dessa forma os jogadores podem treinar já com um objetivo específico, seja melhorar as habilidades que eles não possuem ainda ou explorar as dificuldades dos adversários.

O Liverpool é um outro exemplo de que o investimento em análise de dados pode fazer a diferença no resultado de um campeonato. Além de tomar decisões táticas, selecionar e recrutar jogadores, o time utiliza métodos de análise de dados também nas tomadas de decisão de negócios.

Estatística no esporte: Fórmula 1

Mc Laren - SAP HANA

Em um esporte onde cada milésimo de segundo faz diferença, conseguir processar os dados rapidamente é fundamental para garantir a vitória. E essa é a característica mais importante que uma análise dados precisa ter nesse caso, entregar dados valiosos, com precisão, agilidade e simplicidade para que equipe e piloto possam tomar as suas decisões estratégicas em tempo hábil para não impactar na corrida.

A McLaren, por exemplo, utiliza o SAP HANA para processar dados muito rapidamente para fornecer informações aos boxes, e ao piloto com análises preditivos para guiar a tomada de decisão.

Estatística no esporte: Tênis

estatística no esporte tênis

As vezes toda a beleza e complexidade de um jogo não pode ser compreendida pelos fãs que não tem o olhar treinado para perceber algumas nuances da partida. Nesses casos, a análise e visualização de dados pode atuar tornando o esporte mais interessante para quem está na arquibancada.

As métricas podem ajudar a entender o que acontece durante as competições e fazer com que a audiência veja a beleza por trás do esporte. Muitas jogadas são muito rápidas ou dependem de um conhecimento técnico aprofundado para definir a pontuação, isso pode ficar muito mais interessante e acessível quando temos uma visualização dos dados da partida disponível nas telas para que todos possam entender.

Nas partidas de tênis hoje é possível contar com a expertise da IBM para checar a possibilidade de um jogador ir bem em um determinado jogo e realizar previsões para os próximos. A parte mais interessante para o público aqui é conferir se essas previsões realmente serão cumpridas e se é possível virar o jogo, com a ajuda desses mesmos dados que previram uma derrota.

Estatística no esporte: Basebol

estatística oakland athletics 2002

O basebol é um dos esportes que mais utiliza a análise de dados hoje para conseguir melhorar o desempenho das equipes. Um dos casos mais famosos é o do Oakland Athletics que conseguiu melhorar exponencialmente a performance do time com muito pouco dinheiro investido em contratações, apenas utilizando uma estratégia forte de dados.

O sucesso da ciência de dados aliada ao basebol foi tão grande que desde 2006 existem câmeras em todos os estádios responsáveis por fazer o rastreamento de todos os lances e fornecer informações valiosas sobre os arremessos, os jogadores e os times. Esse sistema de rastreamento se chama PITCHf/x e é desenvolvido pela Sportsvision em estádios de várias cidades americanas.

A análise de dados e seu poder transformador

A identificação das causas de resultados negativos, boas decisões estratégicas e a melhoria no desempenho são consequências comuns da utilização dos dados em qualquer esporte. Mais que em qualquer esporte, em qualquer área de atuação humana.

Se os dados estão se tornando o ativo de maior valor nessa revolução digital que estamos vivendo, é justamente pelo desenvolvimento e evolução na capacidade de se extrair deles insights e conhecimentos através de métodos analíticos. Capacidade essa em que a Oper vem se aperfeiçoando há mais de 10 anos, fazendo com que as pessoas possam entender, pensar e se orientar pelo significado dos dados.

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram, Facebook, LinkedIn e fique sempre por dentro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar dessa discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *