o-que-e-modelagem-de-equacoes-estruturais

O que é Modelagem de Equações Estruturais?

Você sabe o que é modelagem de equações estruturais? Conheça essa família de modelos estatísticos que busca explicar as relações entre múltiplas variáveis.

Pesquisadores têm utilizado ferramentas de análise estatística por muitos anos para ampliar sua capacidade de compreender e confirmar resultados de pesquisas. Uma dessas ferramentas é a modelagem de equações estruturais.

Com o desenvolvimento de hardwares e softwares, as aplicações dos métodos estatísticos cresceram exponencialmente. E muitos deles acabaram se tornando relativamente mais acessíveis com interfaces user-friendly, e conhecimento tecnológico integrado.

Os pesquisadores inicialmente utilizavam a análise univariada e bivariada para entender os dados e como eles se relacionam entre si. Para compreender relações mais complexas, é necessário aplicar métodos sofisticados de análise multivariada, que envolvem a aplicação de estatística.

Estes métodos mais sofisticados, como a Modelagem de Equações Estruturais, analisam simultaneamente múltiplas variáveis que podem ser métricas de: indivíduos, empresas, eventos, atividades, situações, etc. Essas métricas podem ser obtidas por meio de pesquisas e observações, que geram dados primários, ou pela coleta de dados secundários.

Os métodos estatísticos mais usados incluem não só abordagens baseadas em regressão – como regressão múltipla, regressão logística e análise de variância – mas também técnicas de análise fatorial exploratória, análise de agrupamento e escalonamento multidimensional.

Quando aplicados a um problema de pesquisa, esses métodos podem ser confirmatórios ou exploratórios. Especificamente, eles são confirmatórios ao testar as hipóteses de teorias e conceitos existentes à piori e são exploratórios quando eles identificam padrões de dados nos casos em que temos pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre como as variáveis estão relacionadas.

A Modelagem de Equações Estruturais

A Modelagem de Equações Estruturais (SEM – Structural Equation Modeling) inclui um conjunto diversificado de modelos matemáticos, algoritmos de computador e métodos estatísticos que operam juntos para permitir aos pesquisadores incorporar conceitos não observáveis através de variáveis indicadoras medidas indiretamente.

Ele também facilita a contabilização do erro de medição nas variáveis observadas.

Equações Estruturais


Exemplo de Modelo de Equações Estruturais

A Modelagem de Equações Estruturais é uma família de modelos estatísticos que busca explicar as relações entre múltiplas variáveis. Ela examina a estrutura de inter-relações expressas em uma série de equações, semelhante a uma série de equações de regressão múltipla. Tais equações descrevem todas as relações entre constructos envolvidos na análise. Constructos são fatores inobserváveis ou fatores latentes representados por múltiplas variáveis.

A SEM pode ser vista como uma combinação das técnicas de análise fatorial e análise de regressão múltipla.

As principais características

A SEM é conhecida por muitos nomes: análise estrutural de covariância, análise de variável latente, e, às vezes, simplesmente pelo nome do pacote especializado usado (Exemplo: LISREL, AMOS).

Apesar de existirem diferentes maneiras para testar as SEM, todos os modelos de equações estruturais são caracterizados por três aspectos:

  1. Estimação de relações de dependência múltipla e inter-relacionada.
  2. Uma habilidade para representar conceitos não observados nessas relações é corrigir erro de mensuração no processo de estimação.
  3. Definição de um modelo para explicar o conjunto inteiro de relações.

Modelo de Equações Estruturais baseado em Covariância

(Covariance-based Structural Equation Modeling)

O SEM (CB-SEM) baseado em covariância é usado principalmente para confirmar (ou rejeitar) teorias, isto é, um conjunto de relações sistemáticas entre múltiplas variáveis que podem ser testadas empiricamente. Ele faz isso determinando o quão bem um modelo teórico proposto pode estimar a matriz de covariância para um conjunto de dados de amostra.

Modelo de Equações Estruturais via PLS

(Partial Least Square Structural Equation Modeling)

Em contraste, o PLS-SEM, também chamado de modelagem de caminho PLS, é usado principalmente para desenvolver teorias em pesquisa exploratória. Ele faz isso, concentrando-se em explicar a variância nas variáveis dependentes ao examinar o modelo.

Artigo desenvolvido com a colaboração de Luana Sílvia dos Santos

Referências:

Hair, J. F. J., Hult, G. T., Ringle, C. M. e Sarstedt, M.. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage Publications, 2016.
Marôco, J. Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber, Lda, 2010.

Share the Post:

1 comentário em “O que é Modelagem de Equações Estruturais?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pesquisa Operacional

Artigo feito em colaboração com Valéria Nicéria A Pesquisa Operacional, ou PO, ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial. Devido

Read More