Atualmente, é comum ouvirmos falar sobre análise de dados. Mas para que eles servem? Qual o real valor dos dados?

Geramos dados a todo momento, quando fazemos buscas no Google ou caminhamos pelas ruas. Muitos dados produzidos são ignorados por sua complexidade, por faltarem recursos humanos e tecnológicos para trabalhá-los, u ainda por não fazerem nenhum sentido a princípio.

Mas é importante entender que isoladamente, os dados não apresentam relevância, são apenas códigos digitais.

A partir daí que começa o papel do cientista de dados, na geração de valor a partir dos dados devido a riqueza de informações que eles podem nos fornecer.

A digitalização do mundo chegou a tal ponto em que já se ouve dizer que os dados são o novo petróleo, o combustível que irá mover o mundo a partir de tomadas de decisões mais assertivas.

Os dados são mesmo o novo petróleo?

Dados são capazes de gerar mais valor que o Petróleo, uma vez que enquanto o segundo é um recurso finito, o volume do primeiro está em plena expansão. Além disso, o produto gerado pelos dados é conhecimento, ao contrário do petróleo que gera energia e produtos físicos.

A análise e interpretação dos dados produz o conhecimento, que é obtido por meio da ciência de dados para ampliar a capacidade de solucionar problemas.

Este é o principal fator que atribui aos dados seu valor real: a possibilidade de mudar a realidade a partir do conhecimento.

Mais valioso que o Petróleo

O conhecimento é a maior riqueza que se pode adquirir atualmente e ele pode ser obtido através da análise e ciência de dados.

As informações quando bem utilizadas, processadas e transformadas em conhecimento para tomada de decisões, favorecem novas atitudes, comportamentos, resultados e perspectivas.

Mas como extrair valor dos dados?

Os dados devem ser utilizados com um objetivo em mente, para que se possa utilizar a informação de forma correta. Logo, transformá-los em ações para solucionar questões.

Saber analisá-los da maneira certa é essencial para tomada de decisões inteligentes.

Atualmente, as empresas recorrem à ciência de dados como uma forma de aprimorar seus serviços, através de métodos científicos e técnicos, realizados com o intuito de extrair informações relevantes a partir do enorme volume de dados armazenados.

O cruzamento destes dados proporciona diversos cenários e possibilidades a serem exploradas a favor da evolução dos negócios, visando sempre a inovação. Entender a relação entre os múltiplos fatores que impactam no resultado, é fundamental para saber o que fazer para superá-lo.

Apesar de estar cada vez mais em pauta na área dos negócios, a ciência de dados possuem também uma função muito importante nas áreas sociais, econômicas e científicas como um todo.

o valor dos dados na ciência

O valor dos dados na ciência

Identificar especificidades pode significar melhores condições no desenvolvimento de novos estudos, por isso a importância dos dados no meio acadêmico e científico.

Ao produzir conhecimento através de uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, é sempre que possível recorrer a análise quantitativa, capazes de comprovar hipóteses e explicar relações entre os diversos fatores.

Na medicina, por exemplo, modelos e métodos estatísticos são utilizados para analisar fatores que influenciam a ocorrência de algum evento, como a cura de uma doença, ou avaliar a eficácia de um tratamento.

o valor dos dados nos negócios

O valor dos dados nos negócios

O ambiente competitivo ocasionou uma necessidade de alternativas, impulsionando a nova geração de soluções analíticas para se posicionar diferentemente frente as outras corporações.

Grandes empresas como a Netflix, alcançaram o sucesso reconhecendo o valor dos dados analisando as informações coletadas de seus consumidores, com base no histórico das contas, para gerar um conteúdo de acordo com suas preferências. É assim como conseguem satisfazer clientes com diferentes preferências, alcançando um público cada vez maior.

Muitos gestores já entendem a necessidade de se guiar pelo significado dos dados. São os próprios resultados alcançados com a análise de dados que revelam essa necessidade.

Não deixe de se registrar em nossa newsletter para receber nossas futuras publicações. E caso tenha alguma dúvida, não exite em entrar em contato com nossos Data Talkers.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar dessa discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *