Com a promessa de agilizar os processos internos em diversas áreas de uma empresa, o outsourcing permite que os colaboradores concentrem tempo e mão de obra para realizar o trabalho que é o cerne da companhia, sem se preocupar com outras atribuições.

Mas o que é outsourcing afinal? E como você pode usar desse recurso para melhorar os processos da sua empresa?

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é outsourcing?

Outsourcing vem do inglês e significa literalmente uma “fonte externa”, ela pode ser comparada à terceirização. Ele tem como objetivo contratar uma empresa de fora para assumir de maneria estratégica um setor da empresa contratante. Com o cuidado para que esse setor administrado por uma empresa de fora não seja o core business, ou seja, o trabalho mais ligado às atividades administrativas, os contratos temporários, entre outros.

Você pode contratar um outsourcing da área de marketing, financeiro e RH por exemplo, ou então contratar serviços específicos como consultorias, a ideia é que uma empresa de fora seja contratada para resolver processos internos que podem ser terceirizados.

A terceirização, por outro lado, tem mais a ver com o barateamento de custos e a realização de tarefas mais simples que garantem o funcionamento da empresa.

Como funciona o outsourcing no mundo digital?

Outsourcing no mundo digital

Com o avanço das transformações digitais, o outsourcing se tornou ainda mais acessível para a maioria das empresas. Algumas tarefas que antes não poderiam ser terceirizadas hoje podem ser feitas sem nenhum problema via internet.

Consultorias podem ser dadas por videoconferência, informações e documentos podem ser trocados utilizando vários meios de comunicação online, alguns trabalhos podem ser atribuídos a freelancers, ou empresas com sede em diferentes países, sem a necessidade de realizar nenhuma reunião presencial e a velocidade de processamento de todos esses dados é muito maior hoje do que em qualquer outro momento da história.

Isso abre espaço para que tarefas como análises estatísticas possam ser feitas à distância, via internet. Em um cenário diferente, levaria muito tempo e seria inviável contratar uma boa empresa se ela estivesse a muitos quilômetros de distância.

Quais as vantagens?

A principal vantagem do outsourcing é a contratação de um serviço de qualidade para a empresa sem ter que se preocupar em construir um time interno para executar essa tarefa ou acumular responsabilidades para os colaboradores já contratados.

No geral, é um serviço que libera a companhia para se concentrar no produto ou serviço que estão tentando vender. Se os líderes e gestores também precisam se ater a tarefas fora da sua área de atuação então é possível que a realização dessas atividades extras consuma tempo e não seja tão bem executada, trazendo mais prejuízos do que economia para a empresa.

Imagine se o gestor de uma construtora precisar se ater também ao marketing, pensando em estratégias para divulgar o trabalho que ele realiza. Ou então o líder de um time muito grande for analisar dados estatísticos de um questionário de cultura. São tarefas que estão completamente fora da área de atuação deles e podem ser facilmente terceirizadas para trazer maior agilidade e qualidade para o trabalho no dia a dia.

É claro que a qualidade do trabalho vai depender de muitos fatores, principalmente o alinhamento entre a equipe contratada e a empresa que precisa do serviço. A definição de um ponto de contato dentro da companhia e de um acompanhamento das atividades desenvolvidas são pontos essenciais para que tudo corra da melhor maneira possível.

Outsourcing é ideal para você?

Outsourcing e suas vantagens

Outsourcing é um recurso que pode ser usado por praticamente qualquer empresa. No geral, as menores precisam contratar mais serviços de gestão, enquanto as maiores focam em construir um time interno e contratar consultorias e treinamentos. É comum também que os serviços pontuais, que não tem um fluxo de trabalho muito grande, sejam terceirizados, independe do porte da empresa que precisa dele.  

Para pequenas e médias empresas, o outsourcing libera os poucos funcionários para realizar as funções core, que mantém o negócio funcionando, sem se preocupar em realizar todas as outras que podem gastar tempo sem trazer muitos resultados já que esta área não é a sua especialidade.

Já as grandes empresas, que precisam de resultados rápidos e com qualidade se beneficiam do outsourcing porque não precisam se preocupar com novas contratações, capacitações e estruturação de times. Terceirizar serviços esporádicos e que requerem uma mão de obra muito qualificada é a melhor solução para evitar ter um time de funcionários que não tem um trabalho contínuo dentro da companhia.

É possível contratar cientistas de dados?

Existem também os casos em que a mão de obra para uma determinada área é tão escassa e cara que não vale a pena fazer um processo seletivo para a contratação de um profissional qualificado. Nessas situações, o outsourcing é uma ótima saída porque as empresas especializadas conseguem contratar bons profissionais e prover um serviço dirigido para o que as empresas procuram.

O mercado de trabalho de cientistas de dados está exatamente nessa fase. Existem poucos profissionais qualificados para o trabalho, por isso apostamos que o outsourcing é a melhor forma de contratar um serviço nessa área que garanta a qualidade e um suporte técnico de confiança.

A consultoria estatística pode ser um serviço prestado com regularidade, para monitorar algum aspecto valioso para a empresa, ou pontualmente, para atuar no processo de tomada de decisões estratégicas.

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